Como Limpar o Aparelho Ortodôntico?

//Como Limpar o Aparelho Ortodôntico?

Como Limpar o Aparelho Ortodôntico?

O cuidado com a higiene dental é fundamental para manter uma boa saúde bucal que, por sua vez, é essencial para garantir a saúde geral do organismo como um todo. Escovar os dentes na frequência necessária e da forma adequada é a maneira mais eficaz de manter uma boca livre de cáries, gengivas inflamadas, feridas, sensibilidades, câncer bucal e outras doenças relacionadas à boca. Além disso, a manutenção da saúde gengival é essencial para pacientes portadores de doença cardio vasculares.

O aparelho dental ortodôntico, que serve para corrigir os problemas de posicionamento dental e mordida incorreta, dificulta ainda mais a higiene bucal. Tornado um ato mais demorado, entretanto, essencial para garantir que o tratamento ortodôntico não seja prejudicado ou até interrompido.

Para facilitar a limpeza de seu aparelho dental e eliminar possíveis dúvida sobre a maneira correta de garantir a boa saúde bucal durante o tratamento ortodôntico, o Cirurgião-dentista Dr. Leandro Teixeira, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, separou algumas dicas de limpeza.

  • Monte uma sequência de escovação, assim você não esquece de nenhum cantinho da boca.
  • O fio dental é fundamental para quem usa aparelho, o palito não substitui o fio dental e também pode causar danos ao aparelho ortodôntico. Para facilitar o uso do fio dental, existe uma agulha plástica chamada de passa fio, ou se preferir, existe um fio dental da marca OralB® (Super Floss®) que já tem uma ponta dura.
  • O aparelho dental estraga a escova, para isso o ideal é usar escova própria para limpar aparelho, mas mesmo assim a frequência normal de troca da escova é uma vez por mês.
  • A língua também faz parte da boca, por isso, deve ser escovada. A falta de higienização lingual gera acúmulo de saburra, uma massa composta de células descamadas, bactérias, muco salivar e restos alimentares. Ela é responsável pela maioria dos casos de halitose.
  • Para facilitar a escovação de alguns cantinhos do aparelho ortodôntico existe a escova interdental, ela tem uma estrutura metálica firme que facilita a limpeza dos cantinhos mais difíceis.
  • O creme dental não deve ser para clareamento dental, quem utiliza aparelho dental não deve utilizar estes cremes.
  • Não tenha vergonha de andar com apetrechos de higiene bucal. É uma questão de saúde, e não de “frescura”. Carregue sempre consigo um kit básico.
  • E por último, você já ouviu falar em Waterpik? É um aparelho para facilitar a higiene dental, principalmente de pacientes em tratamento ortodôntico. Ele é um aparelho de jato de água que remove os restos alimentares com maior eficiência. Mas é importante salientar que ele nã substitui nenhum dos itens básicos.

 

higiene-aparelho-ortodontico-02higiene-aparelho-ortodonticohigiene-aparelho-ortodontico-01

By | 2018-07-03T21:39:05+00:00 novembro 3rd, 2014|Ortodontia|Comentários desativados em Como Limpar o Aparelho Ortodôntico?

About the Author: