Prótese Sobre Implante

//Prótese Sobre Implante

Prótese Sobre Implante

Primeiro temos que entender a diferença entre prótese sobre dente e prótese sobre implante.

Prótese sobre dente é quando você tem a raiz fixada no osso, podendo ou não ter a coroa. Quando não se tem mais a coroa dentária e você tem somente a raiz ou algum remanescente, você pode colocar uma prótese, que neste caso será uma prótese sobre dente, ou seja prótese fixa como é chamada.

Quando se perde a raiz, independente do motivo, tem que ser colocado um implante dentário no lugar. O implante dentário é um parafuso que é fixado no osso, substituindo assim a raiz do dente.

E a prótese sobre implante é a peça protética ou coroa de porcelana colocada parafusada ou cimentada neste implante, ou seja, o dente branquinho que enxergamos.

Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatória do paciente.

Métodos de Fixação

As próteses sobre implantes também se diferenciam quanto ao tipo de fixação. Estes métodos de fixação podem ser utilizados em diversas situações clínicas e serão selecionados a critério do cirurgião dentista para proporcionar a cada caso uma melhor solução protética:

Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos em consultório pelo cirurgião dentista especialista na área, o que normalmente é feito nas consultas de rotina para manutenção. São utilizadas em casos de próteses fixas com dois ou mais elementos. Só são contraindicadas em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese estejam em regiões aparentes e que possam comprometer a estética.

Próteses Cimentadas: São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos. Nestes casos a fixação é praticamente permanente só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica. São utilizadas normalmente em casos de implantes unitários ou múltiplos.

protocolo mass odontologia

Prótese Tipo Protocolo

A prótese sobre implante deste tipo é um como uma dentadura que se fixa sobre implantes dentários.

Enquanto as dentaduras convencionais, para se manterem imóveis, apoiam-se nas gengivas, as próteses sobre implantes fazem uso de implantes para se fixar na boca do paciente, se tornando assim imóveis.

Utiliza-se a prótese tipo protocolo sobre implante em casos em que o paciente requer um método de fixação mais eficiente do que uma prótese removível ou também em casos em que há uma perda total de dentes.

Só quem usa uma dentadura inferior sabe o quanto é difícil a mesma se fixar e permanecer imóvel. Ainda mais quando o paciente já perdeu os dentes há anos, quando o rebordo (região gengival e óssea) está bem fino e com pouca altura impossibilitando a estabilidade de uma prótese tipo dentadura.

As próteses sobre implantes tipo protocolo geralmente são muito bem indicadas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula. Geralmente a mandíbula tem um osso mais compacto possibilitando a instalação dos implantes e da prótese com carga imediata ou seja imediatamente ou até 48 após a cirurgia. Sem que o paciente precise ficar sem dentes.

Ela também pode ser feita na arcada superior, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas, e é indiscutível a segurança e estabilidade quando as próteses estão fixas e estáveis, pelo fato de as mesmas estarem parafusadas nos implantes fixados no osso. Os dentes das próteses podem ser de porcelana ou acrílico como em qualquer dentadura, simularão na perfeição a dentição natural. Pode haver ou não gengiva.

Ao utilizar estas próteses, deve-se diariamente fazer a limpeza e higienização das mesmas para uma gengiva saudável e para que a prótese tenha maior durabilidade. Deve-se fazer limpeza com fio dental e há alguns outros recursos como irrigador oral para correta higiene. Deve-se ter um acompanhamento periódico de 6 em 6 meses ao dentista especialista em prótese para a correta remoção das mesmas e higiene em consultório.

By | 2018-06-20T22:27:02+00:00 setembro 7th, 2016|Implante e Cirurgia|Comentários desativados em Prótese Sobre Implante

About the Author: