Project Description

DTM e Dores Orofaciais

Dores de Cabeça

90% dos pacientes com DTM também sofrem com dores de cabeça

Você Sabia???

Zumbido

Chiado

Tamponamento

Dor no Ouvido

Sintomas que podem estar relacionados à DTM e Dor Orofacial

BRUXISMO

Bruxismo, ATM, DTM e Dores Orofaciais

Faça seu tratamento em uma Clínica Especializada focada em qualidade e tratamento humanizado. Somos reconhecidos como uma Clínica Odontológica de referência na Região Sul.

Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

O Temido Bruxismo

EU TENHO BRUXISMO?

O Bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes ou apenas contrair a musculatura sem nem mesmo tocar os dentes. Então, quando alguém diz que não tem bruxismo pois não faz barulho quando dorme, na verdade apresenta um tipo de bruxismo, caracterizado por apertamento e não por ranger dos dentes. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos acordados (vigília).

Sinais e sintomas mais frequentes:

  • Dificuldade, dor ou limitação para movimentar ou abrir a boca, principalmente pela manhã;

  • Dores de cabeça matinais ou no fim do dia;

  • Aumento do volume da musculatura da face;

  • Desgastes anormais dos dentes;

  • Quebra de dentes e restaurações sem causa aparente;

  • Língua e bochechas com marcas de dentes ou de mordidas.

Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

Tratamento da DTM

TRATAMENTO NA ATM OU MUSCULAR

O tratamento geralmente é multidisciplinar e vão desde ações diretas nas articulações e músculos da cabeça e pescoço à fisioterapias, podendo envolver também  tratamento dentário. Os tratamentos mais invasivos são menos comuns, mas sempre importante lembrar que o diagnóstico precoce tem uma relação muito importante com o quanto será invasivo o tratamento, ou seja, geralmente quanto antes o paciente buscar uma solução, menos invasivo será este tratamento.

Tratamentos frequentemente indicados:

  • Uso de placa interoclusal acrílica;

  • Viscossuplementação articular – infiltração medicamentosa na ATM;

  • Bloqueio de pontos gatilho – infiltração muscular;

  • Infiltração muscular de Toxina Botulínica;

  • Fisioterapia (Acupuntura, laserterapia, termoterapia, eletroterapia, exercícios de fortalecimento, alongamento);

  • Medicamentos de uso sistêmico.

A mordida incorreta, posição postural inadequada, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, frequentemente resultam em quadros de dores articulares, nos músculos da face, da cabeça, do pescoço e por muitas vezes falsas dores de ouvido. Este conjunto de dores orofaciais e distúrbios é chamado de Disfunção Temporomadibular ( DTM ).

Estes distúrbios na Articulação Temporomandibular ( ATM ) atingem uma grande parte da população, e cada dia mais tem aumentado o número de pessoas que sofrem de DTM.


O diagnóstico precoce é de suma importância, o atraso, pode transformar uma dor aguda,  que pode ser curada apenas dando umas férias ao músculo em uma dor crônica, mais difícil de se tratar.

Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

O que é ATM?

ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A articulação da face é conhecida como Articulação Temporomandibular ( ATM ), é a articulação mais complexa do corpo e permite a abertura e fechamento da boca. Como o próprio nome diz, está localizada entre os ossos temporal e mandibular, são duas, uma do lado direito e outra do esquerdo, localizadas bem à frente do ouvido.

É a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula quando falamos, mastigamos, engolimos, etc. Para senti-la, basta colocar os dedos à frente do ouvido e abrir e fechar a boca. E por esta proximidade com o ouvido, as dores articulares por vezes são diagnosticadas e erroneamente tratadas como dores de ouvido. Quando em função normal, não apresenta estalos, crepitações nem dores.

Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

Problemas na ATM

SINAIS E SINTOMAS

Os Distúrbios Temporomandibulares (DTM) pode ser de origem muscular ou articular, entretanto, não existe uma única causa isoladamente para DTM. É considerado um distúrbio de causa multifatorial pois envolve fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, ausência da mordida correta, fatores genéticos, traumas físicos, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o mais comentado pelos pacientes, o bruxismo.

Sinais e sintomas mais frequentes:

  • Dores de cabeça e na região da face
  • Mudança na mordida de forma súbita
  • Cansaço muscular durante a mastigação
  • Dor na ATM durante a mastigação
  • Limitação ou travamento de abertura bucal
  • Dor que irradiada para cabeça, ouvido e dentes
  • Ruídos na ATM, como estalos
  • Dores no ouvido e sensação de congestionado
  • Tonturas
  • Enrijecimento da musculatura da nuca e pescoço
Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

Diagnóstico Diferencial

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O diagnóstico precoce é de suma importância, o atraso pode transformar uma dor aguda,  que pode ser curada apenas dando umas férias ao músculo  em uma dor crônica, mais difícil de se tratar. Sem contar que, se o problema sair do músculo e for para a articulação e estrutura óssea, isso já pode envolver inclusive cirurgias complexas.

Devido a grande complexidade e por ser multifatorial, o diagnóstico é complexo  e necessita de um consulta com um extenso questionário, avaliações clinicas não só dos dentes e ossos, mas também de toda musculatura da cabeça e pescoço, em alguns casos se faz necessário alguns exames complementares como radiografia, tomografia ou ressonância magnética.

Por que tratar no Instituto Mass Odontologia?

Confira no Google os depoimentos de quem já viveu a experiência de ser atendido por nós.

Dr. Leandro Teixeira de Souza
Dr. Leandro Teixeira de Souza
DDS, MSD
– Especialista e Mestre em Ortodontia
– Especialista em DTM e Dor Orofacial

Formado em uma das Universidades Federais mais bem conceituadas do Brasil, o Dr. Leandro Teixeira de Souza é Especialista e Mestre em Ortodontia e Pós-graduado em DTM e Dor Orofacial.

Realizou sua Especialização em DTM e Dor Orofacial na cidade de Bauru/SP e além disso realizou uma pós-graduação na Marquette University USA e um Shadowing program na Kentucky University USA.

É importante ressaltar que o profissional mais apto à diagnosticar, controlar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais e o bruxismo é o Cirurgião-dentista, Pós-graduado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Os tratamentos vão desde ações diretas na articulação e músculos da face, medicações específicas, fisioterapias, podendo também envolver tratamento psicológico.

Na área da Ortodontia, concluiu sua Especialização e Mestrado na PUCPR e aprofundou seus conhecimentos realizando o curso mais famoso do mundo de mecânica ortodôntica avançada na Tweed Foundation USA.

Bruxismo, ATM, DTM e Dor Orofacial Tratamento em Curitiba

Tratamentos mais procurados

Ortodontia
Ortodontia e Ortopedia Facial

Tratamentos ortodônticos de alta performance em curto período de tempo.

Conhecido como o Aparelho Dental Transparente, ele pode ser de Porcelana Polida ou Cristal de Safira, o aparelho ortodôntico estético permite que você seja mais livre para sorrir.

Facetas

Facetas e Lentes de Contato Dentais com máxima naturalidade

Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, “corrigir” um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial.

Invisalign

Invisalign

Os alinhadores são praticamente invisíveis e alinham seus dentes passo a passo alcançando uma linda estética do sorriso. O sistema utiliza  uma tecnologia avançada de imagens em 3D das arcadas dentais para imprimir uma série de moldeiras personalizadas.

Odontopediatria

Odontopediatria com gás Oxido Nitroso

O paciente sedado permanece consciente (acordado). Amplamente utilizado nos USA, o gás inalado é inorgânico, não irritante para as vias aéreas, incolor e com odor levemente adocicado.

Implantes

Implante Dental com Carga Imediata

Consiste em uma técnica na qual o dente (prótese dentária sobre o implante) é realizado imediatamente ou em poucos dias após a cirurgia de colocação do implante propriamente dito.

Bruxismo

Bruxismo e DTM/ATM

Realize um tratamento eficaz e que de resultado positivo na sua qualidade de vida. O Dr. Leandro é especialista DTM e Dores Orofaciais.