Dor de Cabeça, Zumbido e Dor no Ouvido em Curitiba 2018-07-23T19:06:47+00:00

Project Description

Dores de Cabeça

90% dos pacientes com DTM também sofrem com dores de cabeça

Você Sabia???

Zumbido

Chiado

Tamponamento

Dor no Ouvido

Sintomas que podem estar relacionados à DTM e Dor Orofacial

DTM e Dores Orofaciais

BRUXISMO

Você pode e merece um Tratamento Premium

Tratamento Zumbido no Ouvido em Curitiba

Dores de Cabeça

TRATAR DOR DE CABEÇA NO DENTISTA?

É isso mesmo, a dor de cabeça e dor de ouvido são os sintomas mais comuns em pacientes com DTM ( Disfunção Temporomandibular ). Estas dores atingem uma grande parte da população brasileira de todas as idades e de ambos os sexos, atingindo três vezes mais as mulheres.

Aproximadamente 90% dos pacientes que chegam ao consultório com DTM (Disfunção Temporomandibular), também sofrem de dores de cabeça (cefaléia). Como ambas interferem com a vida cotidiana e comprometem o relacionamento social e afetivo, devem ser adequadamente diagnosticadas e tratadas. Muitos pacientes procuram tratamento sem acompanhamento de um profissional adequado, optando por automedicação ou circulam por diversos consultórios de diferentes áreas da Saúde, isso ocorre pois poucos podem imaginar que uma intensa e forte dor de cabeça pode ser causada pela DTM e tratada por um Dentista.

Além das dores de cabeça, estes pacientes normalmente sofrem de dores na região do ouvido, dor e pressão no fundo dos olhos, estalos ou desencaixar da ATM ao abrir a boca, zumbido nos ouvidos, dores e sensação de peso nas costas e até perda de força e dormência nos braços, todos estes problemas podem ter relação com a DTM.

Estudos recentes também têm demonstrado que além das DTM e as cefaléias primárias acontecerem com grande frequência simultaneamente nos pacientes, pode também haver uma interação entre essas condições. Isso significa que a pessoa que sofre de enxaqueca, por exemplo, pode ter mais crises de dor de cabeça, essas dores tendem a ser mais intensas e apresentarem maiores dificuldades para melhorar com os tratamentos disponíveis. O inverso também é verdadeiro. Assim, é importante que haja uma abordagem conjunta do cirurgião-dentista, e o médico neurologista para que se obtenha resultados mais satisfatórios.

Tratamento Zumbido no Ouvido em Curitiba

Dor, Tamponamento e Zumbido no Ouvido

QUANDO PROCURAR UM DENTISTA?

É bastante frequente o relato desse sintoma em pacientes com DTM, assim como a perda parcial ou total da audição (hipoacusia), tinido (sons/zumbido no ouvido), vertigens e tonturas (sensação de desequilíbrio). Normalmente é possível diagnosticar se são consequências de patologia local ou não. Após a realização de um exame clínico bem conduzido, se ainda restarem dúvidas quanto ao diagnóstico, serão necessários alguns exames de imagem (tomografia, ressonância) para auxiliar no diagnóstico. É importante também a avaliação minuciosa por um médico otorrinolaringologista, entretanto em muitos casos que chegam ao consultório o paciente já passou por avaliação com esse especialista e chega ao especialista em DTM com a exclusão de causas otológicas (provenientes da região do ouvido).

Zumbido no ouvido pode ser causado pela DTM?

O zumbido é considerado um tinido subjetivo (percebido só pelo paciente). Pode ocorrer em pacientes com DTM, bem como em consequência à doenças do ouvido ou do sistema nervoso central (com ou sem perda auditiva). Sua origem é pouco esclarecida, mas sabe-se que são muitas as condições que podem estar associadas à este sintoma.

Ruído no ouvido indica a presença de patologia?

Ruídos no ouvido são achados muito comuns mesmo em pacientes que não sentem dores. Assim sendo, não necessariamente indica a presença de patologia ou disfunção. O especialista em DTM é o profissional indicado para realizar a avaliação precisa desses transtornos.

DTM pode causar perda da audição ou tamponamento do ouvido?

Existem relatos de uma perda de audição ou tamponamento do ouvido, em muitos pacientes que apresentam DTM, justificadas por um leve aumento do tônus muscular do músculo tensor do tímpano; pode também, originar-se em leve disfunção da tuba auditiva, que ocasiona pequena diminuição da ventilação dentro do ouvido. Entretanto, a ausência de anormalidade nas audiometrias não consegue comprovar que não há correlação entre perda auditiva e DTM.

Vertigem ou tontura pode indicar DTM?

Estes são os sintomas menos frequentes nas queixas de DTM em si. Mas como a DTM acontece junto com condições que apresentam este sintoma, muitas vezes os pacientes os relatam.

Tratamento Zumbido e Dor no Ouvido em Curitiba

Tratamento das Dores Orofaciais

TRATE COM UM DENTISTA

Tratamentos frequentemente indicados:

  • Uso de placa interoclusal acrílica;
  • Viscossuplementação articular – infiltração medicamentosa na ATM;
  • Bloqueio de pontos gatilho – infiltração muscular;
  • Infiltração muscular de Toxina Botulínica;
  • Fisioterapia (acupuntura, laserterapia, termoterapia, eletroterapia, exercícios de fortalecimento, alongamento);
  • Medicamentos de uso sistêmico.

O tratamento geralmente é multidisciplinar e vão desde ações diretas nas articulações e músculos da cabeça e pescoço à fisioterapias, podendo envolver também  tratamento dentário. Os tratamentos mais invasivos são menos comuns, mas sempre importante lembrar que o diagnóstico precoce tem uma relação muito importante com o quanto será invasivo o tratamento, ou seja, geralmente quanto antes o paciente buscar uma solução, menos invasivo será este tratamento.

O botox, muito conhecido no tratamento estético para suavizar marcas de expressão como as rugas, foi inicialmente inserido no mercado com o objetivo funcional e não estético. Em pacientes que sofrem de dores faciais, dores cabeça e bruxismo é um tratamento eficaz, reduzindo a potência dos músculos envolvidos  no problema e não altera em nada a estética facial do paciente.

A placa interoclusal acrílica é o dispositivo mais comumente utilizado pelos Cirurgiões-dentistas para controle de dores e distúrbios na ATM, mas é importante lembrar que nem sempre resolve o problema já instalado, principalmente em casos crônicos.

Existem outros tratamentos menos invasivos que a cirurgia, mas que apresentam um índice de sucesso muito importante no controle da DTM, a viscossuplementação com hialuronato de sódio é um destes tratamentos mais modernos. A indicação de toxina botulínica (botox) nos músculos responsáveis pelo apertamento dentário e consequentemente apertamento articular, também é um tratamento auxiliar de grande importância no controle da DTM e do bruxismo.

É isso mesmo, a dor de cabeça e dor de ouvido são os sintomas mais comuns em pacientes com DTM ( Disfunção Temporomandibular ). Estas dores atingem uma grande parte da população brasileira de todas as idades e de ambos os sexos, atingindo três vezes mais as mulheres.

Aproximadamente 90% dos pacientes que chegam ao consultório com DTM (Disfunção Temporomandibular), também sofrem de dores de cabeça (cefaléia).


Vale sempre salientar que o profissional mais apto à diagnosticar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais e o bruxismo é o Cirurgião-dentista.

MAPA DAS DORES OROFACIAIS

Segue abaixo o mapa de alguns dos pontos que podem estar desencadeando estas dores. Marcados com um “X” são os chamados pontos-gatilho (a origem da dor). E as manchas em azul, as áreas onde a sensação dolorosa ocorre.

Dr. Leandro Teixeira de Souza
Dr. Leandro Teixeira de SouzaCRO/PR 18408
DDS, MSD
-Especialista e Mestre em Ortodontia
– Clínico- Geral:
– DTM e Dor Orofacial

Formado em uma das Universidades mais bem conceituadas do Brasil, o Dr. Leandro Teixeira de Souza é Especialista e Mestre em Ortodontia e Pós-graduado em DTM e Dor Orofacial.

Realizou sua Pós-Graduação em DTM e Dor Orofacial na cidade de Bauru/SP e além disso realizou uma pós-graduação na Marquette University nos EUA.

É importante ressaltar que o profissional mais apto à diagnosticar, controlar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais e o bruxismo é o Cirurgião-dentista, Pós-graduado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Os tratamentos vão desde ações diretas na articulação e músculos da face, medicações específicas, fisioterapias, podendo também envolver tratamento psicológico.

Na área da Ortodontia, concluiu sua Especialização e Mestrado na PUCPR e aprofundou seus conhecimentos realizando o curso mais famoso do mundo de mecânica ortodôntica avançada na Tweed Foundation USA.

Tratamento Zumbido e Dor no Ouvido em Curitiba

Tratamentos mais procurados

Ortodontia
Ortodontia e Ortopedia Facial

Tratamentos ortodônticos de alta performance em curto período de tempo.

Conhecido como o Aparelho Dental Transparente, ele pode ser de Porcelana Polida ou Cristal de Safira, o aparelho ortodôntico estético permite que você seja mais livre para sorrir.

Facetas

Facetas e Lentes de Contato Dentais com máxima naturalidade

Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, “corrigir” um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial.

Odontopediatria

Odontopediatria com gás Oxido Nitroso

O paciente sedado permanece consciente (acordado). Amplamente utilizado nos USA, o gás inalado é inorgânico, não irritante para as vias aéreas, incolor e com odor levemente adocicado.

Implantes

Implante Dental com Carga Imediata

Consiste em uma técnica na qual o dente (prótese dentária sobre o implante) é realizado imediatamente ou em poucos dias após a cirurgia de colocação do implante propriamente dito.

Cefaléias

Dores de Cabeça

Sim! O tratamento pode ser no dentista. Busque sempre um Especialista e melhore sua qualidade de vida.

Bruxismo

Bruxismo e DTM/ATM

Realize um tratamento eficaz e que de resultado positivo na sua qualidade de vida. O Dr. Leandro é especialista DTM e Dores Orofaciais.